O computador como recurso didático

O computador deve ser usado na prática pedagógica como um recurso didático inserido no contexto de construção do conhecimento, assim como os demais recursos, cumprindo o seu papel de facilitar o processo ensino-aprendizagem.

Porém, a simples presença de computadores na Escola não é suficiente para assegurar melhorias no ensino e na aprendizagem!

Também será necessário o auxílio de softwares educacionais de qualidade e e profissionais preparados tecnológica e pedagogicamente para a utilização dos mesmos.

Entenda-se por educacional todo software que tem como meta apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo utilizado para auxiliar e conduzir a construção dos conhecimentos. Exemplos: sistemas tutoriais inteligentes, exercícios práticos, simulações interativas, jogos educativos, editores de texto, planilhas de cálculo, apresentadores de slides, programas gráficos, hipermídia interativa, etc.

Para que o computador possa ser utilizado como um recurso didático, é preciso saber explorar suas potencialidades e saber criar ambientes que enfatizem a aprendizagem. Se bem utilizado, tal recurso possibilitará um maior desenvolvimento da capacidade cognitiva e um rompimento da relação vertical entre alunos e professores da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa.

O computador se apresenta como um recurso que tem utilidades especiais permitindo níveis de apresentação simbólica ainda não oferecidos por outras ferramentas no que diz respeito a capacidade de simular problemas e situações (realidade virtual na educação – interação com outros recursos). Seu uso não se justifica pela rapidez no processo de aquisição de informações que ele possibilita, mas sim por ser um facilitador no processo ensino-aprendizagem.

O papel do computador – ao invés de “automatizar o ensino” ou somente preparar o aluno para saber trabalhar com o computador – é o de auxiliar a provocar mudanças pedagógicas profundas. O professor deverá aprender a explorar as potencialidades do computador e saber criar ambientes que propiciem a aprendizagem.

O problema que se apresenta para a maioria dos professores que durante sua formação não tiveram nenhuma experiência com o computador e tampouco o utiliza nas atividades que desenvolve, é, portanto, entender como o computador pode ser útil na sua vida e saber orientar-se na escolha responsável de seu uso.

Novas modalidades de uso do computador na educação apontaram para novas direções, não como “máquina de ensinar”, mas como uma ferramenta educacional, de apoio, aperfeiçoamento e melhoria na qualidade do ensino.

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