Do sonho aos ares...

Assistindo ao vídeo "Do sonho aos ares", que mostra o esforço de Santos Dumont para construir um aparelho que permitisse ao homem voar, podemos perceber o quanto a determinação de um sonhador pode mudar a vida de toda a humanidade!

Porém, somente ter um sonho não é o suficiente para realizá-lo...


É preciso, dentre outras coisas, muito estudo, dedicação, comprometimento, persistência, resiliência!


Quantas vezes Santos Dumont não teve o êxito esperado em suas experiências? Será que pensou em desistir? Quantas pessoas devem ter chamado este gênio de louco, sonhador, idealista?

Assim como Santos Dumont, com o avião (e com o relógio de pulso, também sua criação), muitos outros inventores impulsionaram a evolução tecnológica: Graham Bell criou o telefone; Thomas Edison, a Lâmpada Elétrica e Albert Einstein, a Teoria da Relatividade - todos estes antes de Santos Dumont criar o avião.

Imagine que o automóvel movido a motor foi criado por Henry Ford dois anos depois de Santos Dumont ter criado o avião motorizado!

É lamentável que algumas "invenções" não sejam utilizadas somente para o bem da humanidade: a bomba atômica, por exemplo...

Surpreso com o que leu até aqui? Tem muito mais!

Outra invenção que revolucionou foi o computador! Alguns dirão: isto é muito recente! Não é, não! O primeiro computador foi construído em 1946, por John Mauchly e John Eckart Jr, chamava-se ENIAC.

O código de barras, sim! Este deve ser muito recente! Não, não, não! Foi criado em 1952, por Joseph Woodland e Bernard Silver.

Criados por uma necessidade, ou simplesmente pelo sonho de alguém que pensava um pouco além, o que interessa é que toda nova invenção aguça a curiosodade de todos nós!

Se neste momento você pode ler, de qualquer parte do mundo, o que acabo de escrever, deve-se isto a invenção da Internet. E você sabe como ela surgiu???

A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.

Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.

Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.

Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.

E viva a criatividade e a curiosidade que promovem a inovação, a evolução e o progresso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário